Miguel Gualano de Godoy

Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com período como Pesquisador Visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (Harvard Law School, Estados Unidos). Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com período como Pesquisador Visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA, Argentina). Tem larga experiência profissional e acadêmica na área de Direito Constitucional, atuando principalmente no âmbito do Supremo Tribunal Federal e nas seguintes áreas: controle de constitucionalidade em ações originárias e recursos, audiências públicas, processo legislativo, direitos fundamentais e democracia deliberativa. É Advogado, Professor e Ex-assessor de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Autor dos livros: Devolver a Constituição ao Povo: crítica à supremacia judicial e diálogos institucionais (Ed. Fórum, 2017); Caso Marbury v. Madison: uma leitura crítica (Ed. Juruá, 2017); Constitucionalismo e Democracia: uma leitura a partir de Carlos Santiago Nino e Roberto Gargarella (Ed. Saraiva, 2012)

Contato

SHS Ed. Brasil 21, bl. C, sl 511
Brasília/DF - CEP 70.316-000
Tel.: 61 3578.8787
Fax: 61 3578.8759


Formação Acadêmica

Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com período como Pesquisador Visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (Harvard Law School, Estados Unidos). Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com período como Pesquisador Visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA, Argentina). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Idiomas

Inglês e Espanhol

Livros publicados

Relação completa

Artigos publicados

Relação completa

Informativo Justen, Pereira, Oliveira & Talamini

Relação completa

Prêmios e títulos

1° lugar no concurso de melhor Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR, indicada para o Prêmio CAPES de Tese 2016.

Prêmio FIAT de Educação (2002)